Quer comprar os famosos biquínis Salinas por apenas R$29,90 ? Clique na foto!

Quer comprar os famosos biquínis Salinas por apenas R$29,90 ? Clique na foto!
Clique na foto e seja levado à nossa loja com mais de 5.000 biquínis

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Caráter...

Caráter
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O caráter no Brasil ou carácter em Portugal, em psicologia é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade, é inerente somente a uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento, este, sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais.

Caráter é a soma de hábitos, virtudes e vícios, é a imagem interior de uma pessoa.

Caráter, em sua definição mais simples, resume-se em índole ou firmeza de vontade.

O caráter de uma pessoa pode ser dramático, religioso, especulativo, desafiador, covarde, inconstante. Tais variações podem ser inúmeras.

O caráter sofre as influências pelo meio em que é submetido. É verdade que o ser humano demonstra algum "tipo de caráter" nos primeiros dias de sua vida, mas não passa de uma ilusão. Pois o conteúdo que difere as crianças umas das outras é a quantidade de energia. Isto é, as mais agitadas diferem das mais calmas. Certo que a formação do caráter sofre essa influência, mas tal influência fica muito abaixo das influências do meio. Por exemplo, indivíduos muito agitados podem se tornar futuros grandes guerreiros de uma causa, militares entusiásticos e incorruptíveis, militares traidores, políticos corruptos, criminosos sanguinolentos... Assim também como crianças quietas podem ser grandes observadores políticos, cuidadosos militares, líderes que sabem observar seus subordinados (para observar é necessário calma e concentração - mais fácil nas pessoas quietas), pessoas depressivas, agitadas sem sentimentos, frios criminosos e etc.
São os acontecimentos posteriores, somados com o tipo de pensamento desencadeado no interior da mente e o entendimento sobre si próprio e as suas capacidades, que geram o caráter e os caminhos traçados adiante. Desencadeado pensamentos e ações, onde no começo da vida os acontecimentos no entorno influem nos pensamentos, cria-se uma idéia em mente sobre como que é o mundo e como "sou eu".
Tais pensamentos formam o caráter e orientam as escolhas futuras. Contudo é interessante lembrar que quanto mais se apóia em uma idéia, mas essa vai fixando-se até parecer como "imudável" e algo já "predestinado". Daí pensamentos simplistas acreditam que o ser humano nasce com o caráter pronto.
São pensamentos esses simplistas e menos elevados que orientaram (e orientam) indivíduos a acreditarem que o criminoso é sempre criminoso, que o burro é sempre idiota, o inteligente é e sempre foi inteligente (isto é, não necessitou de fazer esforço), que o forte não se fez forte...
Em fim, o caráter é mudável mas há de se operar com muita persistência (contra o desânimo inicial das dificuldades e resultados ruins), conhecimento, dedicação, paciência... pois para mudar deve-se agir no âmbito dos pensamentos, e não apenas nas atitudes.
Mudando a atitude sem mudar o pensamento, cria-se um diferencial com tendência cada vez maior de união para o lado que já é a muito praticado. Isto é, a atitude inicialmente diferente tenderá a voltar à anterior para se tornar coerente com o pensamento que não saiu do lugar.
Daí, o indivíduo deprime-se ou acredita em seu "destino" e "deixa a vida te levar".
Portanto a mudança do caráter passa pela mudança do pensamento - e esse é absoltamente difícil pois acarreta a abrir mão de vícios, de ter energia crescente para buscar idéias e conhecimentos novos a serem adquiridos e etc.

****************

"Difícil pensar em pior caráter que o do bajulador, exceto quem o inveja."
- Richard Steele

"O caráter e a disposição dos seguidores de Cristo será como o de seu Mestre".
- Ellen G. White

"A trapaça, a má fé e a duplicidade são, infelizmente, o caráter predominante da maioria dos homens que governam as nações".
- Frederico II, o Grande, rei da Prussia.

"Nada exige mais caráter do que se descobrir em oposição aberta ao que acontece no seu tempo e às pessoas que você ama, e dizer bem alto: Não!"
- Kurt Tucholsky

"O caráter é um triunfo de nossa determinação sobre a nossa inclinação".
- Edward Earle Purinton;
"Venho e volto do campo e os bois são os mesmos: não mudam de caráter. Já os homens..."
- Leonel Brizola
"Não escolhas para amigo um homem de mau caráter."
- Talmude

"Os pais somente podem dar bons conselhos e indicar bons caminhos, mas a formação final do caráter de uma pessoa está em suas próprias mãos."
- Anne Frank

"As políticas sociais não devem ser momentâneas, mas de caráter integrado para que a melhoria possa ser progressiva".
- Olívio Dutra

"A sorte, para chegar até mim tem de passar pelas condições que o meu caráter lhe impõe."
- Nicolas Chamfort

"Está no caráter de poucos homens admirar sem inveja um amigo que prosperou".
- Ésquilo, dramaturgo grego

"Quando encontramos pessoas de valor, devemos pensar em como podemos ser iguais a elas. Quando, ao contrário, encontramos pessoas sem caráter, devemos nos voltar para o nosso interior e examinar o que se passa lá dentro."
- Confúcio

"Não se pode construir o caráter retirando-se do homem a capacidade de iniciativa."
- Abraham Lincoln

"A desventura, em verdade, não transforma nunca um caráter, não lhe acrescenta novos elementos, modela apenas as inclinações já existentes, dando-lhe novas formas".
- Stefan Zweig

"O sujeito era tão mau caráter que até sozinho ele estava mal acompanhado." :- Jô Soares, humorista

"Não se julga um homem pelos trapos que o vestem, e sim pelo seu caráter."
- Charles Chaplin

"Manter o caráter é bem mais fácil do que recuperá-lo".
- Thomas Paine

"A vingança é salutar ao caráter; dela brota o perdão".
- Graham Greene

"Os homens de caráter firme são as colunas mestras da sociedade a que pertencem."
"O caráter dá esplendor à juventude e respeito à pele enrugadas e aos cabelos brancos."
- Ralph Waldo Emerson

"O talento educa-se na calma, o caráter no tumulto da vida."
- Goethe

"Nosso caráter é resultado de nossa conduta."
- Aristóteles

"Após uma longa distância, você aprende sobre o vigor de seu cavalo; Após um longo período de tempo, você aprende sobre o caráter de seu amigo."
"A muitos não incomoda ser superado em riqueza, caráter ou temperamento, mas ninguém, em especial um soberano, gosta que lhe excedam em inteligência.
Trata-se, afinal, do maior dos atributos".
- Baltasar Gracián; Aforismo 7

"Reputação é o que você faz quando todos olham. Caráter é o que você faz quando ninguém está olhando."
- Parke Kalhenberg
Postar um comentário

Google+