Quer comprar os famosos biquínis Salinas por apenas R$29,90 ? Clique na foto!

Quer comprar os famosos biquínis Salinas por apenas R$29,90 ? Clique na foto!
Clique na foto e seja levado à nossa loja com mais de 5.000 biquínis

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sarcasmo, ironia e outras figuras da linguagem...

Para alegrar a coluna, Amanda.






Sarcasmo designa um escárnio ou uma zombaria, intimamente ligado à ironia com um intuito mordaz quase cruel, muitas vezes ferindo a sensibilidade da pessoa que o recebe.
A origem da palavra está ligada ao fato de muitas vezes mordermos os lábios quando alguém se dirige a nós com um sarcasmo mordaz.
O sarcasmo é uma figura de estilo muito utilizada nas artes orais e escritas, designadamente na literatura e na oratória.
 Fyodor Dostoyevsky foi um dos grandes representantes do uso deste recurso estilístico, definindo-o como “o último refúgio dos modestos e virtuosos quando a privacidade das suas almas é invadida vulgar e intrusivamente".
O sarcasmo distingue-se de outras formas de retórica como as quais ele tem uma ligação e complementariedade muito forte.
Distingue-se também de figuras de linguagem muito próximas, usadas num mesmo contexto, mas com causas e efeitos distintos.
Com o humor negro
A diferença tem base no fato que o humor negro está mais direcionado para a comédia, enquanto que o sarcasmo nem sempre está, embora aconteça muitas vezes. O humor negro tenta divertir um público, uma platéia, usado frequentemente no cinema.
O objeto do humor negro não é tanto a ironia, mas mais temas macabros, e preconceituosos.
Com o Cinismo
Na Grécia Antiga o cinismo era uma corrente filosófica, fundada por um discípulo de Sócrates, baseando-se na ideologia da busca interior de felicidade, abandonando o usufruto dos bens materiais. Mais tarde o conceito tomou um sentido mais pejorativo e menos moral, passando a designar pessoas desonestas, sem pudor, indiferentes ao sentimento alheio. Contudo, o cinismo ainda hoje é usado como um desrespeito dos valores materiais, e dos princípios que regem a sociedade. Assim, o cinismo opõe-se ao sarcasmo, pois este é mais uma reação a uma situação particular mordaz e conflituosa, e aquele, refere-se mais a valores no seu absoluto e universalidade.
Com a ironia
Considera-se algo irônico ao comentário escrito ou oral feito por uma pessoa, designando exatamente o oposto daquilo que realmente se pretendia dizer.
O sarcasmo e a ironia estão estreitamente ligados, ambas podem ser usados como figuras de estilo na retórica ou na literatura e ambas não correspondem àquilo que supostamente se pretenderia afirmar.
A diferença entre estes conceitos está no fato de que o sarcasmo é sempre mais picante e mais provocador, enquanto que a ironia é uma simples contradição voluntária, com intuito menos áspero e feroz.


Texto reduzido, tirado da Wikipédia.
Postar um comentário

Google+