Quer comprar os famosos biquínis Salinas por apenas R$29,90 ? Clique na foto!

Quer comprar os famosos biquínis Salinas por apenas R$29,90 ? Clique na foto!
Clique na foto e seja levado à nossa loja com mais de 5.000 biquínis

quinta-feira, 1 de abril de 2010

OBESIDADE MÓRBIDA E SUAS CONSEQUÊNCIAS


Edglay Lima Barbosa 




         Segundo LUFT OBESIDADE é qualidade ou estado de obeso. Excesso de gordura no corpo. A palavra mórbida para o mesmo é relativo à ou que causa doença. Doentio; enfermiço. Lânguido; frouxo.
A obesidade é uma doença que depende de vários fatores para se desenvolver: a genética da pessoa, fatores culturais e étnicos, sua predisposição biológica, estilo de vida e hábitos alimentares.
         As pessoas, no entanto, engordam por uma simples questão: consomem mais calorias do que gastam. Em outras palavras, não se alimentam de forma equilibrada e muitas levam uma vida sedentária. Se o corpo não usa a energia que ingeriu, por meio de atividades físicas, essa energia se transforma em gordura e se acumula no corpo, causando o aumento de peso.  Segundo o IBGE o Brasil tem 66 milhões de obesos, dos quais 1 milhão é obeso mórbido.
          O nosso corpo é formado por mais de 75 trilhões de células, no qual desses trilhões diferenciam morfologicamente e fisiologicamente para que desempenhem suas atividades vitais. Desse incomensurável número celular, iremos destacar os adipócitos, que são mais conhecidos como células de gordura, são imprescindíveis para o armazenamento de gorduras, armazenamento de energia, isolação de calor e proteção contra impactos entre outras.
         Percentualmente falando as mulheres têm mais gordura corporal do que os homens, para os profissionais da saúde. A prevenção é o melhor caminho se você tem um índice de massa corporal entre 25 e 29,9, previna-se ganho de peso. Outro fator é o histórico familiar, se existem parentes próximos com diabetes e doença cardíaca, pressão alta, colesterol alto, são sinais que você tem toda probabilidade de doenças relacionadas à obesidade.
         O diagnóstico da obesidade mórbida é simples, basta fazer o cálculo do IMC (índice de massa corporal), como se faz? Basta dividir o peso (kg) pela altura ao quadrado.
                                 peso
Ex:   IMC = __________________
                              altura x altura
Se por acaso o seu produto final estiver entre 40 a 50 (Kg/m2), infelizmente você está inserido na tabela de classificação, como obeso mórbido. Contudo, procure orientação de um especialista em obesidade.
Há tratamento para a obesidade?
         O método para tratamento depende do nível da obesidade, condição geral de saúde e motivação para perder peso. O tratamento da obesidade pode incluir uma combinação de dieta, exercícios físicos, mudança de comportamento e algumas vezes remédios para emagrecer. Em alguns casos de obesidade severa, a cirurgia para redução de estômago (bariátrica) pode ser recomendada. Lembre-se que o controle de peso é um esforço para toda a vida. 
Postar um comentário

Google+